Salário Mínimo Nacional

PASSA PARA 505€ – Dec. Lei n.º 144/2014, de 30 de setembro

 

O salário mínimo nacional (SMN) sobe hoje dos 485 euros para os 505 euros, um aumento que abrange cerca de meio milhão de trabalhadores e que vigorará até ao final do próximo ano.

salario_minimo

O aumento, que abrange cerca de meio milhão de trabalhadores, decorre de um acordo estabelecido entre o Governo, as confederações patronais e a UGT há uma semana e está definido em decreto lei-aprovado em Conselho de Ministros e publicado em Diário da República.
“A atualização do valor da retribuição mínima mensal garantida efetuada pelo presente decreto-lei vigora entre 1 de outubro de 2014 e 31 de dezembro de 2015″, diz o diploma.

O acordo tripartido para o aumento do SMN prevê como contrapartida para os patrões uma descida de 0,75 pontos percentuais na taxa social única (TSU) aplicada aos salários mínimos e paga pelas empresas.

A Bolsa de Contas está ainda a acompanhar com a maior atenção as possíveis modificações que poderão estar associadas a esta alteração, designadamente no que respeita à alteração da TSU e eventual mudança ao nível das tabelas de retenção na fonte de IRS e dos respetivos escalões.

Logo que hajam mais novidades, divulgaremos.

Boletim Informativo elaborado por Margarida Marques
Bolsa de Contas, Lda

Este artigo é de natureza geral e meramente informativa, não se destinando a qualquer entidade ou situação particular, e não substitui aconselhamento profissional adequado ao caso concreto. A Bolsa de Contas não se responsabilizará por qualquer dano ou prejuízo emergente de decisão tomada com base na informação aqui descrita.