Dia de São Martinho

O dia 11 de Novembro assinala o Dia de São Martinho.

São Martinho
Fique a conhecer a história:

Celebra-se hoje o Dia de S. Martinho e manda a tradição que no Magusto a castanha seja rainha. Coincidência, ou talvez não, a verdade é que por estes dias costuma estar sempre bom tempo.

A História de S. Martinho de Tours:
Conta-se que em 300 d.C. um cavaleiro do exército romano regressava à Gália quando, durante uma tempestade, um mendigo pediu-lhe uma esmola. Como não teria valores, cortou o manto com a espada e deu metade ao pobre. Nessa altura a tempestade desapareceu e ficou um sol radioso. O Verão de S. Martinho estava feito. Lendas à parte, S. Martinho foi um dos principais impulsionadores da fé cristã na Gália, hoje França. É patrono, entre outros, dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes e dos trabalhadores de restauração.

As tradições do dia de São Martinho
O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho, produzido com a colheita do ano anterior. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.