Senhor(a) Empresário(a), esta comunicação é para si!

Imagem Desafios 2019

Já refletiu acerca do serviço de Contabilidade que a sua Empresa realmente necessita?
O serviço de que dispõe atualmente satisfaz as particularidades de Gestão da sua Empresa?

Há muito tempo que o Contabilista deixou de ser apenas o recurso que serve para “pedir” os cheques e efetuar os pagamentos, das obrigações fiscais, pelos Empresários.

Com a mudança estrutural da política que está a ocorrer neste ano de 2019 e com as obrigações inerentes a cada setor de atividade, o Contabilista viu-se obrigado a mudar o seu foco, a atualizar-se, a reformular-se e a adaptar-se às novas realidades empresariais tornando-se assim no parceiro ideal para os próprios empresários.

Contudo não terão de ser apenas os Contabilistas a alterarem o seu “Modus Operandi” pois, para que haja uma fluidez eficaz no fluxo de informação, é necessário que os Empresários caminhem lado a lado com o seu Contabilista. Como? Estando disponíveis para transmitir em tempo útil a informação necessária ao bom cumprimento dos prazos legais permitindo assim que a função do Contabilista seja cumprida na íntegra.

Quem ganha? Ambos! O Contabilista porque cumpre a sua função e o Empresário porque cumpre com as suas obrigações fiscais sem atrasos, coimas ou multas.

  • O que é esperado do seu Contabilista?

Agilidade na comunicação no que concerne às alterações legislativas, entre outras alterações, direcionadas ao seu setor de atividade e que tenham impacto direto na Gestão da sua Empresa.

Exigência! Sim, o seu Contabilista deverá ser exigente consigo!

Exigente não apenas para conseguir otimizar processos e procedimentos, mas também em relação à necessidade de ter os seus documentos contabilísticos entregues de forma atempada, organizada e em tempo útil.

  • O que vai mudar?

O ano de 2019 será uma ano desafiador e impactante devido à introdução de novos procedimentos na prestação de contas, cumprimento de obrigações fiscais quer a nível de estrutura quer a nível de preenchimento técnico e posterior submissão da IES/Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal.

Estas transformações anteveem a disponibilização de todos os movimentos contabilísticos para a AT – Autoridade Tributária e Aduaneira – mediante a submissão do Ficheiro SAF-T que tem como objetivo primordial o preenchimento dos Anexos A e I da Informação Simplificada Empresarial (IES).

Uma responsabilização, da parte de todos, irá originar mais organização do serviço de Contabilidade mas também um maior envolvimento por parte da sua empresa.

Ou seja, a principal mensagem que queremos transmitir-lhe, com este artigo, é que quanto mais célere for na entrega da sua documentação contabilística, mais rapidamente será feito o tratamento da sua informação permitindo, com isso, ter acesso rápido a relatórios mensais que reflitam o desempenho real da sua empresa, que sirvam de apoio a processos que originem tomadas de decisão, e um melhor planeamento fiscal.

É necessário sermos todos recetivos a estas mudanças facilitando assim o cumprimento das boas práticas das suas obrigações para com a AT.

  • Na prática, o que é exigido aos Empresários?

Enviar impreterivelmente toda a documentação contabilística, até ao dia 10 do mês seguinte a que a mesma disser respeito, para o seu Gabinete de Contabilidade:

Exemplo:

Extratos bancários, faturas de compra, SAF-T de vendas, folhas de caixa, justificativos de folhas de deslocações de funcionários e respetivas despesas, etc.,

É importante referir que estas obrigações vão originar que a AT tenha total acesso a todos os movimentos contabilísticos da sua empresa através do SAF-T, tais como:

Movimentos Bancários, Margens do Negócio, Bases de Dados de Clientes e Fornecedores, entre outros.

Cabe-nos alertar que o não cumprimento desta obrigação, até à data acima apresentada, fará com que o Contabilista não garanta o cumprimento dos registos contabilísticos dentro do prazo legal (90 dias). Este incumprimento potenciará aplicação de coimas por parte da AT, suportadas integralmente pelos Empresários.

  • Posto isto, o que é esperado dos Empresários?

A entrega de todos os seus documentos contabilísticos até ao dia 10 de cada mês.

Ao fazê-lo, está a promover a prestação de um serviço eficaz para si e para a sua empresa.

Esta entrega deverá ser feita de forma célere e organizada.

Considere sempre que a prestação de serviços diferenciados serão o pilar que necessita para se dedicar exclusivamente à gestão do seu negócio. Dessa forma consegue garantir um planeamento adequado, uma gestão orçamental adaptada potenciando o crescimento estratégico da sua empresa.

  • E o que se espera de ambos?

Relação de Comunicação, Flexibilidade, Proximidade e Confiança.

Considere sempre que cada vez que comunica com o seu Gabinete de Contabilidade está a gerar e a promover a saúde estratégica e financeira da sua Empresa.

Senhor (a) Empresário (a) poderá contar connosco. E nós contamos consigo?